domingo, 9 de janeiro de 2011

1 mês!


Espelho, espelho meu, tem blog mais morto que o meu???

Desculpa, lembrei desse trocadilho horrendo e tive que colocar aqui!

Pessoas queridas do meu core, hoje faz um mês que cheguei no leste europeu!

Minha tia disse, "vc acha que passou uma eternidade, né?" Eu disse, "não tia, parece que saí de casa anteontem!"

Por isso, vou tentar descrever tudo o que aconteceu aqui por tópicos:

Não posso dizer que estou acostumada, nunca vou acostumar com o frio, isso é fato! Odeio o frio, mas agora está menos frio, isso é uma boa coisa!

Mas se acostumar com a casa eu acredito que sim, isso me acostumei! Dos 30 dias que estou aqui 11 dias eu passei sozinha, ou seja, quase a metade do tempo, tranquilo! But... Ainda tenho medo de ficar sozinha, coisas da minha cabeça...

A família é muito bacana, não são como os brasileiros, mas não são mal educados como os poloneses (com exceção dos poloneses de Krakow, que são mega simpáticos e educados!). Dão liberdade para eu utilizar as coisas da casa e se não gostam de alguma coisa que faço falam na hora e indicam o caminho a seguir, tranquilo!

O menino está muito melhor do que do começo, ele já me acorda todo dia (isso eu não me acostumei, hoje eu dei um grito qdo acordei e vi ele na minha frente) e já está mega íntimo. Passou aquele receio que tinha que ele não me aceitasse e toda a minha tristeza dos primeiros 15 dias.

Me acostumei em parte com Varsóvia, pois odeio o frio e o trânsito daqui. O trânsito parece o do Paraguai, é terrível! É a boa educação dos paraguaios com o trafego de SP, ou seja, uma bosta. Mas como nem tudo é terrível, tem uma boa frota de onibus e um site que me ajuda horrores, pois mostra o caminho que devo seguir, muito legal.

Tudo ficou fácil principalmente com a internet. Converso com a minha mãe todos os dias. Conversamos desde novela até as brigas da fatura do cartão de crédito. Isso me deixa inserida no contexto da minha família. Faz eu me sentir presente, mesmo estando longe, adoro isso! Lógico, nada vai substituir o contato com eles, mas o simples fato de falar todo dia e horas já me deixa feliz! Ainda, tenho conversado mais com outros amigos meus e até com outra pessoa e todas essas me deixam bem feliz! (Até porque eu conheci uma pessoa aqui, um canadense que morou no Brasil, razão pela qual eu não tenho amigos, ainda!)

Viajar é muito legal na Europa, é como se vc estivesse dentro de um livro de história, cada lugar tem alguma coisa interessante para ver. Por isso, adorei minha primeira viagem, foi muito bacana. Conheci vários brasileiros, tive que me coçar para falar inglês (horrível, eu usava somente 5 verbos, mas foram bastante úteis, rs!) Adorei! E pode ter certeza que terão mais! Aqui é muito mais fácil viajar, que beleza. Próxima trip é Praga e Berlin! Mas quero ver se faço isso final do mês ou no começo do próximo, essa já me deixou falida o suficiente! (fotos no flickr: www.flickr.com/anabrudnicki e uma da praça central, só pra dizer que não coloquei nenhuma foto)

Tenho até outubro para soltar a voz em duas linguas: inglês (para viver com o mundo fora daqui da casa, porque polonês não vai virar!) e alemão (meu objetivo principal). Inglês não é tão difícil. Estudei inglês uma vida toda e entendo bem, lógico, não tudo, mas tenho um conhecimento básico, porém, tenho muito medo de falar errado e ser ridículo, então eu não falo, o que está errado! Vou começar à partir de amanhã tentar me comunicar somente em inglês com a hostfamily até começar de vez meu curso de alemão. Preciso aprender e somente assim eu vou conseguir. O alemão eu vou começar o curso em fevereiro na Deutsche Schule, mais barato e posso adiantar as aulas se meu rendimento for bom, o que eu quero! Agora estou fazendo umas aulas online no Deutsche Welle, bem bacana, vale a pena conferir quem tiver a fim!

Em síntese: eu estou adaptada a vida da família que eu estou? Acredito que sim! Acostumada? Nãoooo!
Quero a minha cama de casal e meu quarto com as minhas coisas, entre elas o meu secador e a chapinha, que estou mega precisada!!!!

Bem, é isso, acho que consegui sintetizar bem tudo o que estou vivendo aqui... Não comecei a efetivar o meu objetivo da vinda pra cá, mas estou no caminho dele! 

Beijos a todos que leem, em especial a Dani e a Marilia, minhas fieis comentaristas! 



                                                      Market Square in Krakow

4 comentários:

  1. Olá Ana,

    Já passou um mês amiguinha... quando lembro que a Dani e o Ivan estão há um ano e dois meses na NZ e que daqui a pouco o Lucas vai para Irlanda, isso me assusta.
    E realmente a internet, o skype, os emails, o blog, ajudam bastante a diminuir a saudade. Continue postando. Beijocas

    ResponderExcluir
  2. e polonês, você não vai continuar estudando?
    enfim, hoje recebi um cartão da polônia, de cracóvia, e ÓBVIO que lembrei de você né hehehe.
    espero que o resto do seu ano aí seja ainda melhor que o primeiro mês!

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Eu adoro o frio daqui, odeio o trânsito, mas dou um desconto pelo trasporte público ser muito eficiente, tenho um baita medo de falar inglês ehhehehe bem vinda ao clube hahahah e amigos é uma coisa tão difícl quanto a língua por aqui rs fico feliz em Tê-la "encontrado" vamos marcar algo! beijos

    ResponderExcluir
  4. Opa!
    Vamos marcar alguma sim! Certeza!
    Mas... preciso do seu email, hehehehehehe!
    Beijos

    ResponderExcluir